Tratamento da Endometriose – Patrick Bellelis – Diagnóstico, Causas e Sintomas

Diagnóstico, Causas e Sintomas

Diagnóstico

Clínico

A suspeita para o diagnóstico da endometriose se inicia com o quadro clínico da paciente. As queixas mais freqüentes de mulheres com endometriose são dismenorréia, dispareunia de profundidade e dor pélvica acíclica ou crônica, além de infertilidade, alterações urinárias e intestinais cíclicas, ou seja, disúria, hematúria, dor à evacuação e sangramento nas fezes durante o fluxo menstrual.

Além disto, a endometriose pode causar infertilidade seja pela distorção anatômica, quanto pela dificuldade de ovulação e da implantação embrionária causadas pelas lesões endométrioticas.

Tabela – Diferentes títios de acometimento de focos de endometriose e sintomas referidos pela paciente.

Local da doença Sintoma
Órgãos reprodutivos femininos Dismenorréia
Dor pélvica acíclica
Dispareunia
Infertilidade
Irregularidade menstrual
Dor pélvica aguda (ruptura ou torção de endometrioma)
Lombalgia
Trato gastrointestinal Hematoquezia cíclica
Disquezia cíclica
Tenesmo
Suboclusão intestinal
Oclusão intestinal
Trato urinário Hematúria cíclica
Disúria cíclica
Insuficiência renal pós-renal (obstrutiva)
Cicatriz cirúrgica ou cicatriz umbilical Dor e/ou sangramento cíclico
Pulmão Hemoptise catamenial

No exame físico, algumas alterações podem ser encontradas, sendo válido levar em consideração a queixa da paciente para direcionar o exame físico. Quando realizamos o toque vaginal podemos encontrar: presença de espessamentos e nódulos em fórnice vaginal posterior com eventual dor à palpação, espessamento ou dor de ligamentos uterossacros, aumento do volume dos anexos uterinos ou mesmo exame físico normal.

Laboratorial

Apesar da existência de vários estudos com o intuito de se identificar um diagnóstico laboratorial para a endometriose, nenhuma substância apresentou resultados significativos, com exceção do CA 125 que, apesar dos baixos índices de especificidade, podem trazer alguma informação relevante para o diagnóstico da endometriose.

Exames de Imagem

Atualmente, a avaliação cuidadosa permite a determinação dos locais de acometimento das lesões de endometriose, o que possibilita um planejamento terapêutico objetivo e de alta acurácia, evitando eventuais dificuldades cirúrgicas ou mesmo complicações intraoperatórias, quando o tratamento cirúrgico é indicado. Vários métodos de imagem são úteis na avaliação da endometriose pélvica, no entanto, importante lembrar que na presença da endometriose superficial, eles podem ser falhos.

Os principais métodos de imagem utilizados para o diagnóstico da endometriose profunda são: ultrassonografia transretal (USTR), ultrassonografia transvaginal (USTV) e ressonância magnética (RM).  A colonoscopia e o enema opaco, isolados, são exames com baixa sensibilidade e, principalmente, baixa especificidade para o diagnóstico da endometriose intestinal, visto que avaliam somente a superfície interna e o calibre da alça. Portanto, a não ser que exista lesão da mucosa, podem somente avaliar sinais indiretos de endometriose.

Em 2005, a Sociedade Européia de Reprodução Humana (ESHRE) publicou seu consenso para o diagnóstico e tratamento de endometriose e considerou a USTV e a RM como exames recomendados na suspeita diagnóstica da doença. Atualmente pode-se considerar a USTV (com preparo intestinal) como o exame de primeira linha na avaliação da endometriose profunda devido à sua alta acurácia, menor custo, maior número de equipamentos instalados e à possibilidade de avaliar os demais sítios da doença. Lembrando que, para a sua realização a contento, são necessários profissionais e protocolos especializados.

Em estudo publicado em 2010, comparando o toque vaginal, USTV realizado com preparo intestinal e RM na caracterização das lesões endometrióticas de retossigmóide e retrocervicais, encontramos no   USTV   uma  sensibilidade  de  98  e  95  %  e  especificidade  de  100  e  98%, sendo considerado assim, o principal exame para o diagnóstico e planejamento operatório da endometriose.

Próximos Passos do Tratamento da Endometriose

Agende Agora Mesmo Sua Consulta Conosco e Tire Suas Dúvidas!

Translate »