Tratamento da Endometriose – Patrick Bellelis – Prevenção do Zika

Prevenção do Zika

Dr. Patrick Bellelis

Assim como a dengue e a febre chikungunya, o Zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Por isso, a prevenção das doenças é a mesma, evitar focos de reprodução do mosquito.
O acúmulo de água é perigoso, pois o mosquito coloca seus ovos em água parada, limpa, mas não necessariamente potável. Colocar areias nos vasos de plantas, lavá-los regularmente, lavar as vasilhas de água dos animais de estimação, manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas, limpar as calhas e piscinas, além de não despejar o lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, é importantíssimo.
Como comentei anteriormente, o uso de repelentes também pode proteger, principalmente em viagens e locais com muitos mosquitos, esse método é paliativo contra o Zika vírus.
A vitamina B também é uma aliada se ingerida antes da alta de infecções. Ela muda o odor do nosso organismo e confunde o mosquito, mas nem dessa forma a proteção é totalmente garantida.
Para as mulheres que pretendem engravidar agora, o Ministério da Saúde aconselha que adiem os planos até que se tenham mais informações sobre o avanço do surto de microcefalia. Para que a mãe proteja o bebê, as indicações são as mesmas, eliminar possíveis focos de reprodução, pois ainda não existem vacinas ou medicamentos que impeçam a infecção.

A automedicação em qualquer um dos casos é perigosa, portanto é recomendado que em casos de suspeitas a pessoa procure imediatamente um médico.

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »